Compreender as emoções /understand emociotions🤩


Entender as nossas emoções e saber como gerir o nosso estado emocional, é algo importante, porém difícil.

Não significa que por ser difícil seja impossível, mas as nossas emoções estão sempre a variar consoante aquilo que nos acontece e nos rodeia também. Quando somos um pouco mais sensíveis ou quando somos mais observadores, as nossas emoções podem variar, pois nem sempre aquilo que observamos contribui positivamente para o nosso estado emocional.

E é muito perigoso, porque acaba por nos afectar o estado psicológico também. Uma constante instabilidade emocional acaba mais tarde ou mais cedo, por criar transtornos à nossa mente, ao nosso estado psicológico.

Gerir ou ter controlo sobre as nossas emoções, nem sempre é possível e é uma das tarefas mais exigentes que possamos executar. Mas é importante, pois trata se de termos um pouco de disciplina e autocontrolo.

Para que o consigamos fazer, temos que nos conhecer bem, se formos pessoas imprevisíveis, a tarefa será mais difícil porque exigirá mais de nós. Claro que todos nós temos, o nosso lado impulsivo e mediante determinadas situações, nem sempre conseguiremos não agir por impulsos, mas ponderar primeiro, será sempre um aliado a nosso favor.

Quando estamos totalmente deslumbrados com algo as nossas emoções ficam ao rubro e o mesmo acontece quando estamos zangados ou indignados, nestas circunstâncias não devemos decidir nada, se for o caso.

A idade é uma excelente professora, pois a medida que vamos envelhecendo aprendemos a saber como gerir as nossas emoções, e em alguns casos a história de vida também tem um fundamental papel neste contexto.

Devemos ter sempre a certeza daquilo que pretendemos, daquilo que precisamos para que desta forma, sejamos mais disciplinados.

Acabamos por ser os nossos melhores amigos, pois de facto ninguém nos conhece tão bem como nós próprios. E como não nascemos com um manual de instruções ou com um comando remoto, todas as fases que passemos irão deixar nos uma lição que temos que estar dispostos a aprender.

Não devemos dar permissão a ninguém que nos tente controlar as nossas emoções ou o nosso estado psicológico, se o fizermos passaremos a viver como bonecos, como fantoches. E devemos pensar se isso é viver de forma digna e se é isso que pretendemos para a nossa vida, lembremos nos sempre que todos temos algo muito importante, o livre arbítrio!

Obrigado a todos os que lêem e apreciam o meu blog, vemos nos no meu próximo post até lá um bem haja a todos vós! 🌹💖

4 comentários

  1. This is an excellent and very important article which is truly helpful to understand our state of mind, psychological capacity n how to handle ourselves at certain critical situations. Yes self control n discipline is very important to keep up our dignified thoughts and opinions. Great share as always dear ❤

    Curtido por 2 pessoas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s