The wiseman


Olá caros leitores,

O homem sábio , um homem ou mulher que sejam inteligentes o suficiente para viverem e deixarem viver.

Sábios são aqueles que procuram melhorar seus conhecimentos , descobrindo mais aguçadamente o ambiente que os rodeia. Os curiosos e sedentos por novas aprendizagens, aqueles que pretendem evoluir de forma mais positiva, sem que para tal não menosprezem aqueles que possam ter por perto e que não possuam o mesmo conhecimento que eles.

Mas a verdadeira sabedoria adquire se com a vida e com toda as experiências que ela nos possa dar , porque nem toda a teoria colocada em prática funciona.

O que pode ser funcional para uns poderá não se lo para outros, e a vida é mesmo assim cheia de mistérios e funcionalidades muito diferentes umas das outras , e é isso que a torna tão fascinante e maravilhosa ao mesmo tempo.

As pessoas mais ignorantes que eu conheço ,são precisamente aquelas que passaram anos a tirarem licenciaturas, mestrados porque se tornaram tão arrogantes, ao ponto de se acharem melhores que os outros. Acontece também com aqueles que têm profissões melhores , ou que tenham uma condição económica mais confortáveis , são os menos humildes e menos humanos que conheci até hoje. Acham se sabichões de todo o género de assunto , e de nada servirá tentar ter uma conversa onde por vezes se trocam de forma saudável opiniões e pontos de vista , porque este género de pessoas têm o “rei na barriga ” , e se necessário for ainda nos mandam com o triste argumento que têm um curso superior e nós não.

A sabedoria é algo que não ocupa espaço em nossos cérebros , mas também ela se for bem utilizada é uma verdadeira arma positiva que nos permite ter a perceção que nos estão a ludibriar . Por essa razão e por muito tempo , para a maioria das sociedades ter o povo analfabeto era vantajoso , era uma mais valia pois podiam manipular de melhor forma suas opiniões, e controlar de melhor forma todos os fatos de suas vidas, socialmente , economicamente .

Nos dias de hoje isso continua a acontecer , porém de outra forma , os manipuladores continuam a manipular os demais , aqueles que vejam como mais fracos, e nada melhor que começar essa manipulação pelo fator económico . Mas nada é dado de mão beijada , ou porque sim , tudo tem um preço e quem faz este género de praticas manipuladoras o preço é muito alto.

Claro que temos outras formas de manipulação , a que está sempre na moda , a manipulação visual , feita por sábios verdadeiros artistas na arte da ilusão física. São os mais belos , com os melhores corpos , são os mais atléticos , a melhor aparência exterior, obras de arte vivas , só que no entanto são os mais desprezíveis.

Mas vivemos sobre estes padrões , o mais rico , o que tenha melhor profissão , melhor licenciatura, melhor aparência física é o melhor de todos , são os que estão no pódio e no topo do mundo!

E assim vamos perdendo cada vez mais , vamos nos tornado cada vez mais arrogantes , menos humildes …menos humanos!

Na minha opinião o importante é que vivamos de acordo com aquilo que acreditamos ser melhor para nós , e procurar ter a sabedoria que nos permita ser a nossa melhor arma de defesa para os que se julguem melhores que nós !

14 comentários

  1. Sim verdade ,Sábio é todo aquele que busca o conhecimento ,pois reconhece que o crescimento mental e psicológico só será antinjido aprendendo todos os dias ,os japoneses usam uma palavra que é ” KAIZEN ” que significa melhorar e aprender diariamente…
    Um bem haja Carla Milho …
    Saudações
    Nuno Santos

    Curtido por 2 pessoas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s