Mental health care… A lot


Olá caros leitores,

Como vai a vossa saúde mental?

Espero que estejam todos bem, dentro do possível e tendo em conta as circunstâncias mundiais que todos nós estamos a atravessar.

A nossa saúde mental é muito importante, é essencial mante la o mais equilibrada possível, porque as doenças mentais são das mais difíceis de curar.

É assustador o que uma doença mental pode fazer a uma pessoa, e o quanto é marginalizada pela sociedade, por ser doente mental, só porque é diferente.

Quem é que será o monstro, numa situação como esta?

A resposta é óbvia, mas infelizmente apenas para alguns…

Enquanto isso continuar a acontecer, todos aqueles que necessitarem de ajuda profissional serão vistos como pessoas diferentes, e em algumas situações como fracos.

Por exemplo, temos o esgotamento psicológico, ou as depressões, estas são desvalorizadas pela maioria das pessoas, e são vistas como uma fraqueza ou como as doenças da moda, porém ambas são muito perigosas, para continuarem a ser vistas desta forma, pelos que se intitulam como os melhores.

Quando decidi procurar ajuda a um especialista em saúde mental, também eu fui alvo de piadas e de comentários completamente ignorantes, porque numa das piores fases da minha vida, eu pedi ajuda porque estava completamente desesperada e antes de o fazer, já tinha apresentado vários sinais, que algo de errado se passava comigo, e no entanto fui ignorada e deixada ao acaso, entregue ao pior e mais provável cenário, que pode acontecer para quem atravessa uma situação destas.

Felizmente para mim, o final de uma das piores fases da minha vida teve um desfecho positivo e feliz, mas só a mim agradeço por isso, porque todos estavam demasiado ocupados para me poderem ajudar.

Hoje também reconheço que quando pedi ajuda, o fiz às pessoas erradas e quem sabe se tivesse sabido pedir às correctas, o tempo que demorei a levantar me não tinha sido tão prolongado. Isto só me provou, uma vez mais que não sou boa a tomar certas decisões na minha vida. Mas foi mais uma lição que aprendi, e ainda estou muito longe de terminar, este meu processo de reeducação, tenho plena consciência disso.

Desejo a todos aqueles que desvalorizaram os meus diversos alertas, que nunca lhes aconteça o mesmo e que se por acaso um dia passem por isso, tenham alguém que não seja demasiado egoísta e não escolha fingir, que não vê.

Situações como estas não devem ser desvalorizadas, acreditem, e infelizmente são mais comuns nas pessoas que têm que ser fortes a tempo inteiro, porque ninguém é um super herói, ou forte 24 horas, todos precisam de uma pausa,atrevo me mesmo a dizer que são aqueles que mais pausas necessitam!

Espero que continuem a acompanhar o meu blog e a minha escrita, obrigado e um grande bem haja a todos vós! 🤗🌹😊

8 comentários

  1. Boa noite Carla!Felizmente não tenho esse preconceito,com essa doença,porque a entendo como tal,e já pedi ajuda num período mau da minha vida;foi também um periodo de conhecimento interior,um pouco mais profundo,do que é”normal”!Só sabemos o que é o “paraíso,depois de passar-mos pelo inferno!São palavras fortes,mas é assim…É importante pedir ajuda ,quando á qualquer “coisa” que nos corroí por dentro e não temos solução.
    Comigo resultou!@Bjs

    Curtido por 2 pessoas

    1. Boa noite, Carlos! Eu consigo compreender perfeitamente cada palavra tua, mas infelizmente ainda existem muitos ignorantes que não! Sim o que escreste é a frase perfeita para esta situação, faço das tuas as minhas palavras. Fico muito feliz que contigo tenha resultado! 😊Bjs

      Curtido por 1 pessoa

  2. People can be thoughtless, mean and downright evil. Mental health concerns are widespread and shouldn’t be stigmatized, as noted. You are a beautiful young lady who successfully shouldered significant responsibilities, and did the right thing by recognizing the importance of assistance at a difficult time. These are the actions of a courageous woman, in my opinion, and it is those who criticize such wisdom who are truly weak. Keep up the good work, Carla ~ I very much enjoy your writings, value your friendship & wish you all the best! God bless you, my dear.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s