Empty vs simpaty


Olá caros leitores,

A empatia e a simpatia, palavras co, significados muito diferentes!

Podemos ser simpáticos, mas não ser empáticos.. Mas poderemos ser empaticos e não ser simpáticos?!

Eu creio que não…

Sentir empatia , é sabermos colocar nos no lugar de alguém , e ter a perceção do que aquela pessoa poderá estar a viver ou a sentir!

Ser simpático, é alguém que é agradável , alguém que nos pode até transmitir confiança e positividade, mas essa pessoa simpática ,pode não ser empática –

Parece confuso ,mas não é nada , é muito simples. Nem sempre conseguimos ser simpáticos, eu por exemplo , nem sempre consigo se lo, consigo ser cordial ou educada , mas simpática só se eu gostar de imediato da pessoa , caso contrário , sou apenas cordial.

No entanto, sei que sou empática, e apercebi ainda mais disso, quando comecei a trabalhar num hospital. Neste momento por causa de eu ter esta doença, e estarmos em pandemia , estou em casa, mas quando estou a trabalhar , vejo pessoas em situações que me partem o coração!

Depois acontece não conseguir “desligar me” do meu trabalho , quando acabo o meu turno , foram muitas as vezes que na viagem de regresso a casa, eu vinha a pensar em tudo o que tinha testemunhado nesse turno. é muito bom sermos empáticos , mas depois quando o somos excessivamente , estes pormenores podem acontecer nos. e não é nada bom para nós mesmos.

É como vos referi por inúmeras vezes, comigo é 8 ou 80, até mesmo neste assunto de ser empática,, para mim é muito difícil encontrar o meio termo nas coisas, acho que é um dos meus inúmeros defeitos. Outro aspeto , em mim, que estou a tentar encontrar um equilíbrio, não porque não goste de ser assim, mas porque quando tenho que chegar a um meio termo por alguma razão a maior parte das vezes não é porque eu sinta que o tenha que fazer , faço o porque sou cordial ou então porque não sei dizer que não.

Eu gosto muito de ser simpática , mas não para que as pessoas gostem de mim , mas porque gosto de colocar um sorriso no rosto de alguém , mas para que eu seja capaz de o fazer, tenho mesmo que gostar dessa pessoa. Quando estou apenas a ser cordial , as expressões do meu rosto denunciam me ou então simplesmente me afasto da presença ,de quem a minha intuição diz não ser uma boa pessoa, e raramente são as vezes que me engano.

Em tempos que já lá vão , fiz muitos fretes e obriguei me a conviver com pessoas que não gostava, e que o tempo se encarregou posteriormente de as revelar , como péssimos exemplos para a raça humana.

Hoje em dia, tenho consciência que me tornei uma pessoa muito fria em mostrar os seus sentimentos ou as suas emoções , mas penso que foi bom conseguir proteger os meus sentimentos , porque desta forma será muito mais difícil , magoarem me tão gravemente como anteriormente já o fizeram, é uma defesa!

Sou simpática com quem eu ache que merece, e empática com aqueles que necessitam , mas voltar a absorver os problemas que não são meus, da forma como anteriormente o fazia.

Uma vez
Mensal
Anualmente

Faça uma doação única

Faça uma doação mensal

Faça uma doação anual

Escolha um valor

$1.00
$3.00
$5.00
$5.00
$15.00
$100.00
$5.00
$15.00
$100.00

Ou insira uma quantia personalizada

$

Agradecemos sua contribuição.

Agradecemos sua contribuição.

Agradecemos sua contribuição.

Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente

Espero que continuem a acompanhar o meu blog e a minha escrita, obrigado e um grande bem haja a todos vós! 🤗🌹😊

3 comentários

  1. Bom dia Carla….pois é isso nao e trabalho fácil…assim como vc simpatia e algo seletivo para mim…dependendo do caso,da pessoa eu so consigo ser educada..e ruim ser assim,verdadeira ao extremo…nao consigo fingir…a quem diga que sou antipática mas e assim que sou..e nunca estive errada sobre tal pessoa…e sobre empatia sim a casos e casos…em que devemos nos por no lugar do outro.
    Fica c Deus amiga…abraço fraterno

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s