Olá caros leitores,
A empatia e a simpatia, palavras co, significados muito diferentes!
Podemos ser simpáticos, mas não ser empáticos.. Mas poderemos ser empaticos e não ser simpáticos?!
Eu creio que não…
Sentir empatia , é sabermos colocar nos no lugar de alguém , e ter a perceção do que aquela pessoa poderá estar a viver ou a sentir!
Ser simpático, é alguém que é agradável , alguém que nos pode até transmitir confiança e positividade, mas essa pessoa simpática ,pode não ser empática –
Parece confuso ,mas não é nada , é muito simples. Nem sempre conseguimos ser simpáticos, eu por exemplo , nem sempre consigo se lo, consigo ser cordial ou educada , mas simpática só se eu gostar de imediato da pessoa , caso contrário , sou apenas cordial.
No entanto, sei que sou empática, e apercebi ainda mais disso, quando comecei a trabalhar num hospital. Neste momento por causa de eu ter esta doença, e estarmos em pandemia , estou em casa, mas quando estou a trabalhar , vejo pessoas em situações que me partem o coração!
Depois acontece não conseguir “desligar me” do meu trabalho , quando acabo o meu turno , foram muitas as vezes que na viagem de regresso a casa, eu vinha a pensar em tudo o que tinha testemunhado nesse turno. é muito bom sermos empáticos , mas depois quando o somos excessivamente , estes pormenores podem acontecer nos. e não é nada bom para nós mesmos.
É como vos referi por inúmeras vezes, comigo é 8 ou 80, até mesmo neste assunto de ser empática,, para mim é muito difícil encontrar o meio termo nas coisas, acho que é um dos meus inúmeros defeitos. Outro aspeto , em mim, que estou a tentar encontrar um equilíbrio, não porque não goste de ser assim, mas porque quando tenho que chegar a um meio termo por alguma razão a maior parte das vezes não é porque eu sinta que o tenha que fazer , faço o porque sou cordial ou então porque não sei dizer que não.
Eu gosto muito de ser simpática , mas não para que as pessoas gostem de mim , mas porque gosto de colocar um sorriso no rosto de alguém , mas para que eu seja capaz de o fazer, tenho mesmo que gostar dessa pessoa. Quando estou apenas a ser cordial , as expressões do meu rosto denunciam me ou então simplesmente me afasto da presença ,de quem a minha intuição diz não ser uma boa pessoa, e raramente são as vezes que me engano.
Em tempos que já lá vão , fiz muitos fretes e obriguei me a conviver com pessoas que não gostava, e que o tempo se encarregou posteriormente de as revelar , como péssimos exemplos para a raça humana.
Hoje em dia, tenho consciência que me tornei uma pessoa muito fria em mostrar os seus sentimentos ou as suas emoções , mas penso que foi bom conseguir proteger os meus sentimentos , porque desta forma será muito mais difícil , magoarem me tão gravemente como anteriormente já o fizeram, é uma defesa!
Sou simpática com quem eu ache que merece, e empática com aqueles que necessitam , mas voltar a absorver os problemas que não são meus, da forma como anteriormente o fazia.
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmenteEspero que continuem a acompanhar o meu blog e a minha escrita, obrigado e um grande bem haja a todos vós! 🤗🌹😊
Bom dia Carla….pois é isso nao e trabalho fácil…assim como vc simpatia e algo seletivo para mim…dependendo do caso,da pessoa eu so consigo ser educada..e ruim ser assim,verdadeira ao extremo…nao consigo fingir…a quem diga que sou antipática mas e assim que sou..e nunca estive errada sobre tal pessoa…e sobre empatia sim a casos e casos…em que devemos nos por no lugar do outro.
Fica c Deus amiga…abraço fraterno
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia minha querida Renata, é mesmo muito complicado mas ao mesmo tempo é tão bom sermos assim 😊🥰😇🤩👌💯Deus te abençoe, amiga beijinhos 🌹🌻💐💕
CurtirCurtido por 1 pessoa
🌼🌺🌻😊😘
CurtirCurtido por 1 pessoa