Alter ego 🤫🤐🤨


Olá caros leitores,

Que será esta chatice que dá pelo nome de Alter Ego?

Alter Ego (do latim Alter, outro ;Ego :”eu”).

É uma locução substantiva latina, cujo significado literal é “outro eu”.

Em psicologia, uma pessoa dotada de Alter Ego é alguém que leva uma vida dupla.

O termo passou a ser comumente usado no século XIX, quando o transtorno dissociativo de identidade foi descrito por psicólogos.

Psicologicamente esta expressão refere se a um eu que jaz na inconsciência. Este conceito está relacionado à face secreta, ao ângulo desconhecido da identidade de uma pessoa, enquanto o ego, em contraposição, é definido como a fracção rasa da mente, povoada por ideias, raciocínios, emoções.

Na minha vida, infelizmente ou felizmente já passaram umas quantas personagens com um Alter Ego gigante, creio que se alguma dessas pessoas fosse a um psicólogo, bem no final da consulta quem iria necessitar de ajuda seria o próprio psicólogo 😋😂….

Estou a brincar, mas a verdade é tal e qual, a que vos acabei de descrever, pessoas com um lado secreto e bastante obscuro na realidade.

Pessoas vestidas com a pele de cordeiro, mas com o corpo de um lobo. Pessoas vis, negativas, ah e invejosas!

Pessoas às quais, eu abri o meu coração, a porta da minha casa, tratei as como se fossem família, e algumas até pertenciam à família, pessoas que apenas sugavam toda a positividade, todo o amor que existia na minha família.

Pessoas cheias de secredos completamente podres, pessoas com outra identidade que eu desconhecia… E que quase provocaram uma onda de destruição, na minha casa, na minha família, e até em mim enquanto pessoa.

Até há uns anos atrás, eu era assim, permitia que dessem palpites acerca de tudo, desde a minha roupa, à forma como educava os meus filhos, como decorar a minha casa, etc…. Bom, não me perguntei quem eu era nessa altura, porque sinceramente não vos sei dar a resposta, apenas vos saberei dizer o porquê!

Sempre tive, e continuo a ter muita dificuldade em saber dizer não, e por essa razão não sabia impor a minha vontade, não sabia como fazer ouvir bem alto a minha voz e por essa razão deixei que essas pessoas com um Alter Ego gigante convivessem demasiado tempo na minha vida. Só me apercebi realmente quem eram quando comecei a ficar doente.

No início de me ter sido descoberto o cancro do colo do útero, antes que o médico decidi se que eu tinha que o retirar, ele fez várias tentativas e vários tratamentos para evitar esse desfecho, afinal eu tinha apenas 26 anos e outros problemas iriam acontecer com uma menopausa tão precoce. Por consequência, foram várias as vezes que tive que ficar em casa de baixa, porque nem sempre a minha condição física permitia que eu fosse trabalhar. Foi então que o primeiro BUM, aconteceu…. Várias pessoas, algumas da família, outras supostas amigas, iniciaram os seus discursos venenosos que eu estava a viver as custas do meu marido, que ele era muito novo para estar sujeito a passar por uma situação complicada como aquela, (notem bem a gravidade da situação, porque se houvesse uma vítima, era ele que tinha que trabalhar para sustentar a sua família), chegaram a dizer na minha presença que o melhor era ele arranjar outra mulher, porque se eu tivesse que ser operada, deixaria de ser “normal “!!!

Mesmo não querendo tudo isto acabou por criar certos problemas no meu casamento, foram tempos difíceis porque eu conseguia ver que o meu marido estava apavorado, mas que não estava a ver a gravidade daqueles discursos envenenados.

Tudo correu pelo melhor, e o nosso casamento sobreviveu, mas para isso e mesmo doente eu impus me, e bani literalmente da minha vida, essas pessoas, inclusive as que eram da família! Sinceramente foi um grande alívio!!!

Infelizmente, a vida voltou a colocar novamente outras pessoas com Alter Ego na minha vida, para mim pareceu me um deja vu apenas com uma diferença, desta vez eram todas amigas, não havia existência de família, mas foram deveras muito mais inteligentes que as da primeira vez, porque não me atingiam directamente a mim, mas sim à minha família e como não poderia deixar de ser, ao meu casamento também, aconteceu vai fazer este mês no dia 18, três anos quando novamente fui parar a um bloco operatório.

E mais uma vez cá estou eu, viva!

Estes últimos três anos foram muito complicados, permaneci num sítio escuro e horrível, tive vontade de retirar a minha própria vida… Tive graças a Deus, pessoas maravilhosas que me iam dando sinais que se precisa se, estariam sempre presentes, mas tinha que ser a recuperar a minha vontade de viver, e de um dia para o outro isso aconteceu, foi uma verdadeira luta comigo mesma e tive que recorrer a uma ajuda maior que a de um psicólogo, mas para mim ter saído daquele lugar escuro já foi uma vitória!

Certamente vocês, meus queridos leitores, poderão perguntar se se não tenho medo ou vergonha de estar a escrever publicamente estas partes negativas da minha vida, e a minha resposta é NÃO!

E não, porque todos os acontecimentos infelizmente são verdadeiros e quem não deve não teme, e pouco me importa se algumas dessas pessoas de Alter Ego, possam ler…. Simplesmente perdi o medo, porque se uma doença não me assusta, não serão elas certamente que me irão derrotar!

Espero que continuem a acompanhar o meu blog e a minha escrita, obrigado e um grande bem haja a todos vós! 🤗🌹😊

11 comentários

  1. Carla, it takes a brave person to share the negative situations in their life. I also had cancer and it helped me to find the confidence that was inside of me. I released my anger and became a happier and better person.
    I’m sorry you had to go through many struggles but it made you the beautiful, positive, powerful person you are today. You help so many people with your writing. Keep it up. 🙏❤️

    Curtido por 1 pessoa

    1. Your words make me feel truly glad and honored 🙂one of my goals when I decided to create my blog, was helping other people who have been struggling with their problems… I really know that isn’t easy to share some facts of your life’s but we can always try to make a difference and be grateful for being able to have the courage to do so…. Stay well, keep in touch and be safe ❤️❤️

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s