Responsabilidade ou obrigação?! 🤔


Olá caros leitores,

Existe uma enorme diferença entre responsabilidade e obrigação!!! É enorme, embora uma possa estar relacionada com a outra, os seus significados são muito diferentes.

E na maioria das vezes, os problemas aumentam quando confundimos as duas.

Agora imaginem viver a vossa vida, em que essa diferença não é distinguida por alguém, é uma constante guerra inútil!

Dividir nossas vidas, rotinas, coabitar com outra pessoa é cada vez mais e para ser sincera, com os anos a passar e com o avanço na idade, lamento dizer vos que não melhora, pelo menos, na minha opinião não!

Podemos passar tempo e tempo, a espera que a pessoa com a qual temos uma relação, amadureca e veja que a responsabilidade não é só colocar o ordenado em casa e pagar despesas. Para mim isso é uma obrigação a partir do momento em que escolhemos constituir uma família, responsabilidade é querer dividir tarefas, desde as mais simples às mais complicadas, e não procurar refúgio noutras coisas, quando se vive uma fase complicada, ter responsabilidade é estar presente no bom e no mal!!

Mas na minha opinião, o fracasso das relações passa um pouco por este assunto, responsabilidade versus obrigação. Há pessoas cujas personalidades são incompatíveis com uma vida familiar e vão vivendo uma vida dupla, entre as aparências e a aventura. Se funciona, bem essas pessoas acreditam que sim, até ao dia em que quando se dão conta que magoaram todos à sua volta!

Mas a obrigação sempre foi cumprida, comida, despesas pagas nunca foi problema, o erro não foi esse…

O erro foi não cumprir a responsabilidade de acompanhar o crescimento de cada membro da família que se constituiu,ir às reuniões de escola, ir às consultas de rotina, ir à vacinação, solidificar uma relação de forma a que venham a tornar-se excelentes amigos onde todos os géneros de conversa podem existir, até mesmo as mais constrangedoras para um progenitor, isto sim é responsabilidade, mas uma bastante gratificante de ser vivida!

Tudo seria muito mais equilibrado na vida e muita tristeza, separações e mágoas seriam evitadas, se as pessoas conseguissem finalmente distinguir a diferença entre estas duas palavras, antes de decidirem constituir uma família. Por essa razão é que muitas pessoas quando recebem a notícia que vão ser pais, não sentem aquela magia fantástica, aquela maravilhosa sensação que são cúmplices num pequeno milagre de uma nova vida!

Para mim esta é a grande diferença entre responsabilidade e obrigação, e para mim não acho que as coisas tenham que ser tão complicadas, elas só o são quando não estamos de acordo com as escolhas de vida que possamos ter feito, aí sim, tudo vira uma obrigação, uma infelicidade e nada faz sentido e tudo o que fazemos já não é porque queremos é porque temos que fazer!

Espero que continuem a acompanhar o meu blog e a minha escrita, obrigado e um grande bem haja a todos vós! 🤗🌹😊

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s