Absorver a negatividade dos outros 🤔🙄


Olá caros leitores,

Ajudar alguém que se encontre numa fase menos boa em sua vida, é algo digno de se fazer, contudo nessa ajuda teremos que estabelecer algumas regras… Regras muito simples…

Podemos colocar a disposição dessa pessoa, o nosso tempo, a nossa atenção, mas não podemos nem devemos viver os problemas dela, como se fossem nossos! Ao fazermos isso, estamos a absorver toda a negatividade de algo que não nos pertence!

E dessa forma, tornamo nos um pouco “esponjas”, e acabamos nós também por ficarmos negativos e tristes!

Provavelmente, já vos terá acontecido algo semelhante a esta situação…

Durante o vosso dia, falam com várias pessoas, certo, e algumas delas buscam conselhos e conforto, junto de vós, porque possivelmente vos consideram um excelente amigo! Isso é simplesmente maravilhoso e fantástico!

Mas poderá ser nocivo para quem não consiga, desligar se!

Eu sou uma pessoa muito empatica, e tive que fazer um esforço muito grande, para moderar um pouco, essa parte da minha personalidade!

Eu tinha o terrível hábito de viver os problemas dos outros, como se fossem meus, e não julguem que alguma vez aconteceu sequer algo bom para mim, muito pelo contrário!

Quando comecei a ficar doente, todos esses meus amigos e outros também, se afastaram, ou me prejudicaram ainda mais!

Continuo a ser empatica, a gostar de ajudar mas tornei me muito, mas muito selectiva… Era eu que afinal era a amiga, não os outros! Eu sou muito realista, tenho sempre bem assente, os meus pés no chão, e quem não me conhece bem, por vezes confunde o meu realismo com pessimismo… São palavras bem diferentes, com significados muito distintos!

Quem é meu amigo, há muito tempo diz que uma das minhas qualidades, é saber ser uma amiga, embora eu tenha descoberto que isso foi um preço muito alto a ser pago, porque dei a minha amizade a quem nem o meu “bom dia”, como diz a regra da boa educação, merecia. Mas pelo menos uma lição, eu aprendi!

E quando conseguimos aprender com os erros do passado, talvez seja indício que no presente ou no futuro,eles não voltaram a ser cometidos. Os erros fazem parte do nosso crescimento individual, intelectual e como seres humanos que têm que coabitar com outros iguais!

Mas existe de facto uma grande diferença entre pessimismo e realismo…

No pessimismo, temos muita dificuldade em conseguir encontrar um equilíbrio.

Enquanto que no realismo, por muito difícil que seja, se nos empenharmos, se nos focarmos em algo bom, conseguiremos mais tarde ou mais, encontrar uma solução para descomplicar o complicado!

Espero que continuem a acompanhar o meu blog e a minha escrita, obrigado e um grande bem haja a todos vós! 📝📖🌻🌹

11 comentários

  1. Merci Carla pour ta visite, ton commentaire et ton invitation ! Belle journée à toi !
    En ces temps délicats et inédits de pandémie, sois prudente et prends bien soin de toi.

    Bisous amicaux et musicaux d’Auvergne (France)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bonjour, cher ami, merci d’avoir accepté l’invitation à suivre mon blog, j’espère que vous l’apprécierez autant que le vôtre! J’espère que vous vous protégerez également de cette pandémie, merci beaucoup pour vos belles paroles.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s