Dicas para ajudar a preservar a saúde mental perante situações caóticas


Olá caros leitores,

Como podemos nós manter e preservar a nossa saúde mental perante situações caóticas?

O que devemos fazer em situações de aflição, como por exemplo,quando recebemos uma má notícia?

Tudo o que vou descrever, são dicas de exercícios que eu mesma, tenho vindo a praticar, e que ainda não domino por completo, trata se de um processo longo e com muita auto disciplina,mas que tem resultado comigo perante algumas situações,e achei importante partilhar convosco!

Em primeiro lugar devemos controlar a nossa respiração, inspirando e expirando, para que o oxigénio continue a fluir no nosso organismo,se sentirmos a necessidade de nos sentarmos, deveremos fazê lo.

Temos que canalizar os nossos sentidos para tudo o que seja mais confortável para nós, e dessa forma progressivamente, os nossos músculos irão relaxar.

Evitem até ao máximo que possam, fármacos porque são compostos químicos que irão causar vos dependência.Existem chás de ervas naturais que vos poderam ajudar,como por exemplo, o chá de flor de camomila.

Segundo, tentem alivair os vossos pensamentos e desviá los de coisas negativas,procurem direcionar o vosso olhar para algo ou alguém que gostem muito,resulta acreditem!Eu quando estou muito ansiosa,olho para os meus animais de estimação,eles transbordam sempre serenidade,porque não possuem maldade.

Enquanto não sentirem a vossa respiração mais controlada, não tentem falar, estaram a desperdiçar oxigénio que é muito importante para ajudar o vosso organismo, que em momentos de stress, funciona a mil rotações por segundo!

Outra coisa que não devem fazer é andar de um lado para o outro, sei que é muito difícil não fazê lo, mas estaram a agravar o vosso ritmo cardíaco que já se encontra acelerado, o truque é continuar a respirar!

-Se for impossível permanecerem quietos, abram uma janela ou varanda, para sentirem que tudo continua a fluir e que o mundo não está a acabar. Se não estivéssemos a viver esta situação de pandemia, até vos sugeria uma volta pelo quarteirão,mas isso implicaria o uso da máscara e não seria benéfico. O importante é respirar o ar,enchendo os nossos pulmões de oxigénio.

Estes momentos são muito importantes e não podemos deixar que ninguém os perturbe,por isso afastem se de pessoas que insistam em fazer vos perguntas, colocando vos sob pressão!

Como referi no ínicio,eu mesma utilizo estas practicas, e ainda estou muito no ínicio,sem dominá las sequer a 50 por cento,mas garanto vos que me tem ajudado, inclusive na recuperação da minha auto estima.

Outra coisa que vos poderá ajudar também, é ouvir música,mas terá que ser um género mais calmo, e sem estar num volume muito alto.

Também eu, como consequência de várias situações,me encontro com um esgotamento psicológico e físico, por isso sei muito bem valorizar a nossa saúde mental e o auto controlo,porque quando estamos plenamente conscientes das nossas capacidades físicas e mentais,será mais fácil ,ajudarmo nos e também pedirmos ajuda profissional, e isso não é vergonha nenhuma!E acreditem que é melhor sermos nós a tomar a iniciativa de nos ajudarmos,porque ninguém mais o fará por nós.

Outra coisa que vos poderá ajudar, é lerem um bom livro,caso gostem de ler,porque assim a nossa mente fica ocupada e ao mesmo tempo afastada daquilo que nos possa perturbar.Ou então,experimentem escrever,isso mesmo escrever. Pode ser uma forma inteligente de despejar para o papel, tudo o que vai no vosso íntimo,podem até criar um diário.

Por vezes estamos a viver situações tão más, que dizê las em voz alta,expressar o que nos vai na alma,torna tudo ainda mais penoso e difícil,o importante é não deixarem que isso vos destrua, de dentro para fora.Por isso é que a ajuda profissional,é muito importante,porque se trata de profissionais aptos e experientes, e são pessoas idóneas e neutras. Além de existir o sigílo, por isso tudo o que lhes possam contar ou dizer,não pode sair daquelas 4 paredes.Se contarem o que vos atormenta, a um amigo ou familiar ,esses nunca vos conseguiram ajudar na totalidade, apenas vos poderam ouvir.

E temos que pensar também que cada pessoa tem a sua própria e original, forma de lidar com cada situação,é o que nos distingue uns dos outros,e se estivermos constantemente a ajudar o próximo,não sobrará tempo para nos ajudarmos a nós mesmos.Poderá parecer vos um discurso egoísta,mas não o é ,porque eu sempre me esforcei muito para ajudar todos,desde a família a amigos,e no entanto,quando estou verdadeiramente a necessitar de suas ajudas,ups…Por isso andei tão perdida!

Para que consigamos ser bons pais,bons filhos,bons conjugês,temos que ser em primeiro lugar ser bons connosco mesmos,isto não significa ser egoísta,nem descuidado com a família e amigos.Existe uma enorme diferença entre pensar em nós e não pensar nos outros,são as nossas atitudes e não as palavras que o irão demonstrar!

Outra dica que vos dou,é que nunca permitam ,por muito grave que seja a situação pela qual estejam a passar,que sejam os outros a decidir por vocês,cada um tem direito a ter a sua opinião e esta deve ser respeitada.

É muito importante, que nunca percam as vossas identidades e personalidades!

Quem gostar verdadeiramente de vocês irá compreender e aceitar vos como são,sem que vos submeter, a jogos infinitos de mentiras,apenas porque lhes é conveniente!Nem sempre as palavras ,quando traduzidas em atitudes, corresponde ao mesmo significado.Aqui a dica é, não vivam apenas em função de ninguém,porque ninguém viverá apenas em função de vocês.Nunca deixem de ser vocês mesmos , por causa de ninguém.

Eu acredito que estas dicas a longo prazo funcionem, para que consigamos ter uma melhor saúde mental,e dessa forma até talvez consigamos viver melhor,com mais qualidade para nós e para os nossos,sejam família,amigos,colegas de trabalho ,etc.

Não se esqueçam nunca destas seguintes palavras :

O medo é o nosso pior inimigo, tolda nos o discernimento de tudo a nossa volta, e impede nos de prosseguir o nosso caminho!

Espero que continuem a acompanhar o meu blogue e a minha escrita, obrigado e um grande bem haja a todos vós!

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s