Testamentum est in vita🧾✒️📝


Olá caros leitores,

O tema que escolhi para hoje, é um pouco diferente e pouco frequente de ser falado,mas que na minha opinião é muito importante.

Optei por escrever o título em latim, por uma razão muito simples,gosto muito desta língua e sendo portuguesa,a origem da minha língua deriva do latim.

Embora possam achar este tema um pouco dramático,ou cheio de negatividade, eu pessoalmente,considero o muito importante e fundamental,traduzindo para uma linguagem corrente ,o título deste post, é “Testamento em vida” .

E é importante porquê?

Considero muito importante,e para vos ser cem por cento sincera,cada dia que passa mais,as pessoas fazerem a divisória de seus bens,em vida e em plena consciência, ao que se chama legalmente,de partilhas.

Enquanto formos capazes,e nos encontremos com plenas faculdades mentais,seria o mais correcto,funcional e assertivo de fazer,seria mesmo deixarmos por escrito,de forma a que ficasse explicito,a nossa verdadeira e genuína vontade!

Demasiado dramático?

Não creio…

Façamos então por breves instantes uma pequena reflexão sobre a questão…

Certamente todos nós teremos ou seremos conhecedores de uma história acerca de alguma herança que não tenha corrido nada bem ,levando à lamentável e desnecessária discórdia, entre membros de família que outrora, mantinham uma relação saudável.

Por vezes sabemos destas mesmas histórias , até pelos meios de comunicação…

No momento que se perde um ente querido,logo logo,talvez não se pense nos bens que essa pessoa possuía e mesmo até a quem irá pertencer cada “fatia do bolo”,mas acreditem que existe sempre uma “ovelha tresmalhada” à espreita e à espera,para finalmente revelar sua enorme ganância!

Tudo o que diga respeito ao assunto,bens ou dinheiro ,fará sempre com que algum membro da família queira ficar com a maior parte!

Dinheiro ou bens,significam poder,na mente de pessoas mesquinhas e gananciosas!

E nesses momentos, essas pessoas pensam sempre nisso… “QUANTO MAIS EU TIVER, MELHOR SERÁ PARA MIM”!

E histórias infelizes, por causa de ganâncias, vão se repetindo várias vezes sem conta, porque as pessoas preferem nunca pensar, em algo tão certo como suas mortes, e se o fizessem, fariam as tais partilhas, ou fariam os possíveis para deixar os seus desejos por escrito.

Algumas pessoas vêem o facto de se fazer tal coisa, como um agoiro, um mau presságio, mas na realidade e na minha opinião, tornariam tudo bem mais simples, para todos!

Oh ridículo, pensar na morte, se podemos viver…

Claro que podemos e devemos, porque o tempo de vida que temos, ninguém sabe ao certo, quando Irá esgotar, mas se formos responsáveis o suficiente, saberemos com toda a certeza, que não somos eternos e a nossa hora irá chegar, um dia!

Então o porquê de complicar algo tão fácil de se resolver?

Talvez o facto de fazermos o nosso testamento em vida, seja uma forma de aliviar um pouco a dor de nossos entes queridos, após a nossa partida deste mundo para sempre, já alguma vez algum de vós, pensou assim?

Eu já!

E não é por possuir riqueza ou muitos bens, e nem mesmo por ter muitos herdeiros, porque só tenho dois filhos, mas é simplesmente para que seja feita a minha vontade, nada mais!

Obviamente que para que estas vontades, sejam levadas em conta, terá que ser, escrito num papel legalizado, por um notário!

Ao vivermos em sociedade, temos regras a cumprir, com burocracias, e para serem legalmente válidas, existem as instituições competentes para que possamos resolver cada situação!

Por isso não acho de todo descabida, a ideia de fazer um testamento em vida, acho até que é uma forma de sorrir à morte, mostrando lhe através desse acto, que estamos perfeitamente conscientes da sua existência!

Procurem sempre descomplicar, todas as situações, e resolver tudo o que consigam e que esteja relacionado com a vossa pessoa, porque se não forem vós a fazê lo, não será seguramente ninguém a fazê lo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s