🍀DEPRESSÃO🍀

Olá caros leitores,

A depressão…

A tão aclamada doença do século XXI, tão silenciosa e talvez mais mortal que a maioria das que são diagnosticadas…

Muitos pensam que é a doença dos “fracos”,porém aqueles que pensam dessa forma ,apenas lhes desejo,que nunca passem por um estado depressivo,para terem a plena consciência do que é realmente!

Muitas pessoas que se encontram ou já se encontraram,nessa situação,certamente que não foi uma escolha que fizeram,muitas deixaram se cair nas teias da maldade alheia,sentiram se encurraladas por problemas mais difíceis de resolver,por doença,pela perda de um ente que lhes era muito querido,etc.

Na maioria das vezes,uma pessoa deprimida é aquela que mais sorri,mais piadas conta,mais ergue a cabeça ,e a que menos representa o papel da vítima!

Acho muito importante,este assunto e, considero o muito mais serio do que aquilo que possam imaginar,porque na minha opinião não é uma doença da moda,como já cheguei a ouvir dizer…Acho que esta doença,faz com que uma pessoa chegue mesmo a extremos e a atitudes de desespero,porque todos os seus sinais de alerta,todos os seus pedidos de ajuda,foram ignorados!

Não temos o direito de criticar quem chegou à situação de tirar a sua própria vida,porque para o fazer, foi necessária muita coragem e muito desespero à mistura…

Claro que será sempre mais fácil,criticar do que ajudar quando se teve a oportunidade…Será sempre mais fácil,verter falsas lágrimas, num velório e comentar:

“Era tão boa pessoa”!

Mas e o tempo que tiveram antes,para ajudar quem mais precisava de uma palavra,de um carinho,de um abraço ou até mesmo de um olá?

Talvez se isso tivesse acontecido,não haveria lugar para essas falsas lágrimas…Ou talvez quem se encontra se desesperado,tivesse cometido suicídio na mesma,mas pelo menos,os que lhe estavam mais próximos,não ficariam com esse peso em suas consciências,embora eu seja da opinião, que os que realmente se deram conta do que poderia acontecer, não venham a sentir nunca, esse peso em suas consciências!

Continuaram a viver suas vidas,como sempre o fizeram até então,agora ainda mais aliviados por não terem mais que se importar com aquele cobarde!

Sim,cobarde!

É essa a opinião que a maioria das pessoas pensa sobre quem comete suicídio.Posso dizer vos que a maioria das pessoas que eu conheço e converso, é desta forma que pensa!

Este é um assunto que não tenho por hábito,conversar com muitas pessoas,e quando o faço , antes demais faço uma selecção sobre as que penso que conseguiram ter uma conversa inteligente sobre este tema!

Considero me uma pessoa comunicativa,que adora conversar,mas existem temas que não converso com todas as pessoas,respeito cada um com as suas ideologias,mas também as minhas têm que ser respeitadas!

Respeito sempre,ou pelo menos tento, os pontos de vista de cada um,mas já tive conversas bem desagradáveis porque a pessoa com quem conversava na altura,não ouvia nada mais que a sua própria voz e era a sua opinião que era a correcta…Inconscientemente,comecei a atribuir lhes categorias,

ou seja,existem pessoas com as quais continuo a ter monólogos,existem depois as que tenho diálogos,e depois existem aquelas a quem simplesmente,já nem dou conversa,mantenho sim a regra da boa educação,mas nada mais que isso!

Não é fácil,curar uma depressão e muitas delas tornam se até crónicas,ou seja, não irão desaparecer nunca,haverá sim alturas em que a pessoa se sentirá bem,e até mesmo com a sensação que está definitivamente tratada,mas a verdade chegará sempre, e por regra geral,no silêncio da noite,ou no futuro, quando surja novamente uma situação mais difícil de resolver!

É necessária muita coragem,força de vontade e empenho,para que as pessoas que se encontrem deprimidas, consigam aprender a viver uma vida,em que se considerem novamente normais.

Essa normalidade poderia ou deveria ser encontrada,para aqueles que não se encontram sozinhos neste mundo,para quem tem alguém ao seu lado com ajuda, mas na maioria das vezes isso não acontece!

Se pesquisarem, nem que seja apenas por curiosidade,casos de pessoas que cometeram suicídio,irão constatar que a maioria delas tinham familiares e amigos,e que até pareciam ser felizes ,porque sorriam muito e sempre que eram vistas ,estavam bem dispostas!

As doenças de foro psicológico são as mais difíceis de tratar,o nosso cérebro é sem dúvida,dos órgãos mais complexos que temos nos nossos organismos.

É nele que estão guardadas e escondidas,as nossas verdadeiras emoções,as nossas personalidades e todas as outras características que num todo formam quem somos de verdade!

Através da mentira, podemos fingir ser quem quisermos,podemos fingir amar quem quisermos,poderemos fazer o que quisermos,porque no mundo da mentira ,é ela a imperatriz,e seremos aquilo que quisermos ser,no entanto será que alguma vez conseguiremos mentir de verdade a nós próprios?

Será que conseguiremos viver muito tempo nela?

Será que a felicidade morará na mentira ou na verdade?

Será que um dia essa mentira,não irá fazer com que nos arrependamos,e acabará por ser a nossa destruição?

E talvez também,um dia acabaremos por nos cansar dela,e também acabaremos por entrar num estado de depressão,embora tenhamos sempre menosprezado e criticado quem vimos antes de nós passar por ele?

Em forma de conselho,deixo vos esta mensagem:

-Nunca se julguem superiores a ninguém,nem nunca desprezem alguém que amem verdadeiramente e que se encontre numa enorme luta contra a depressão,porque nunca saberão o vosso dia de amanhã,e se realmente esse sentimento for genuíno,não será tão difícil ajudar esse alguém,e caso chegue o dia em que não queiram continuar mais a ajudar,talvez a melhor opção seja a verdade,porque de outra forma, não estarão a ajudar ,pelo contrário,essa pessoa irá perceber um dia o quanto lhe mentiram,e só estarão a empurrá la ainda mais para o abismo!

Espero que tenham gostado,obrigado!

2 comentários sobre “🍀DEPRESSÃO🍀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s