A DIGNIDADE!

Olá caros leitores,

Realmente como poderemos, nós ensinar alguém a ter consideração pelo próximo,quando na maioria das vezes essa pessoa,nem consideração tem por ela mesma?

Existem valores que por muito que possamos tentar incutir nos outros,nunca irão passar de tentativas falhadas e frustradas,porque como diz o velhinho ditado português,”Burro velho,não aprende línguas novas”!

Que se poderá fazer,quanto se atinge um estado de saturação tal,que nada nem ninguém mais ,faz sentido?

A capacidade de resistir à maldade,ao egoísmo,à estupidez que nos rodeia, vai nos derrotando a cada dia que passa ,um bocadinho mais e mais,até que chegará o dia,que essa derrota será avassaladora,e as forças chegaram ao fim!

Chegaremos à triste conclusão,que desperdiçamos nossas vidas por razões fúteis,e que quando estivemos perante a encruzilhada,poderíamos ter escolhido outro caminho!

Temos e teremos sempre o poder da decisão em nossas vidas,antes que percamos o discernimento,e aí não haverá nada a fazer…

Quando o ser humano atingir a plena consciência que tudo é tão temporário e banal,que é apenas uma partícula viva por um período de tempo,e que tudo irá continuar a decorrer dentro da normalidade,após seu desaparecimento,a sua humildade e dignidade serão novamente repostas em prática!

É, e será sempre nos maus momentos que a vida nos coloca à prova, e acaba por nos mostrar,não através de palavras,mas sim de atitudes, o que vale a pena e também o que não vale!

Talvez estejamos a exigir demasiado,porque nos achamos no direito de ser recompensados,por todo o nosso desempenho até então…talvez…

Mas julgo que todos temos direito a ser recompensados,pelas nossas acções ou punidos por elas!

Porque haveremos nós de ser penalizados,por atitudes ou actos não praticados?

Não creio que o verdadeiro significado da vida, tenha que ser tentativas e mais tentativas de adaptação, a tudo o que os outros nos imponham através dos seus actos de egoísmo.

Quando fazemos certas escolhas em nossas vidas,certamente são feitas com a lucidez suficiente e estamos plenamente conscientes do quanto a nossa vida pode mudar,e que certas coisas que fazíamos anteriormente,já não são as que poderemos fazer mais,pois poderemos estar a causar um dano a alguém.

Será que o ser humano alguma vez, pensa em mais alguém a não ser em si mesmo,quando toma decisões que incluam não só as suas vidas,mas também a vida de terceiros também?

Não creio que o faça…Infelizmente, toda a credibilidade do ser humano tem se vindo a perder…Antigamente,por exemplo,existia a palavra de honra que era uma mais valia,havia também actos de cavalheirismo por parte dos homens,existiam certas condutas de ética que não eram quebradas,havia mais respeito e carácter,existiam os verdadeiros guerreiros,que não se acobardavam ao mais pequeno obstáculo colocado em suas batalhas,e as crianças podiam ser crianças,etc…

Claro que sempre existiu e sempre existirá excepções a tudo o que mencionei,mas eram menos visíveis do que são nos dias de hoje.

A própria sociedade ditou regras tão fúteis e mundanas, que para conseguirmos sobreviver nesta selva,andamos constantemente em círculos exaustivos de adaptação!

Afinal quem será o mais feliz habitante do nosso planeta?Seremos nós os humanos ou serão os animais selvagens, em seus habitas naturais?

Na minha opinião,os animais vivem em melhor harmonia que o ser humano!

Nós,seres humanos, colocamo nos constantemente em perigo, através das nossas inúmeras acções egoístas, sedentas por poder ou dinheiro, que nos permitam atingir algo mais na sociedade,que nos destaque ,por sermos os mais ricos ou os mais poderosos,por teremos um curso superior melhor,por termos uma profissão mais importante, que um humilde varredor de ruas…

Porque terá o ser humano gerado estigmas na sociedade que apenas levarão à perda da sua verdadeira essência e valor?

Não seriam talvez,os nossos mais remotos antepassados bem mais felizes que nós?

Eu não vos poderei dar certezas que o foram,mas certamente não viveram tão absorvidos pelo stress,por coisas tão mundanas e fúteis,como nós o fazemos hoje em dia!

Espero que tenham gostado,obrigado!

4 comentários sobre “A DIGNIDADE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s