A ATRACÇÃO PELA CURIOSIDADE….


Olá caros leitores,

Enquanto seres vivos, a curiosidade é algo que está desde muito cedo e que imediatamente, começa a ganhar poder e forma na nossa personalidade…

Os bebés por exemplo, têm que ser curiosos para poderem desenvolver com normalidade, todas as etapas do seu desenvolvimento.. Por exemplo, na fase de aprendizagem da fala, têm que ser curiosos, e nessas idades é deveras importante que o sejam.

Em tudo o que façamos na vida, a curiosidade é presença assídua… Quando iniciamos o nosso percurso académico, temos a curiosidade de aprender, de obter conhecimentos que antes não possuiamos… Até na ciência, ela tem presença porque os cientistas também têm que ser curiosos, verdade?

Os antropologistas, os historiadores, os inventores, etc…são apenas alguns exemplos…

O que fez com que os portugueses, na época dos descobrimentos, embarcados nas suas caravelas, navegassem pelo oceano fora em busca de territórios ainda não descobertos?

A CURIOSIDADE!

Esta característica tão peculiar que até os animais possuem!

Mas agora vos pergunto eu, será que ela é sempre utilizada para bons fins?

Será que a manifestamos sempre com boas intenções?

Ah! Meus caros leitores, não!

Por exemplo, quando circulamos dentro dos nossos veículos, pelas auto estradas ou outros itenerarios, e nos deparamos com um acidente, qual é a principal razão de haver maior congestionamento?

A CURIOSIDADE… De ver o que se passa com a desgraça alheia e não com o sentido de ajudar, em 80 por cento desses casos, são pessoas curiosas em tentar perceber ou até mesmo sair dos seus veículos para poderem testemunhar com os próprios olhos…

Afinal também somos capazes de utiliza la para objectivos menos positivos…

Noutro aspecto onde a curiosidade com a degradante inveja, ambas de mãos dadas, manifestam se, através de ardilosas artimanhas com a intenção de obter algo ou alguém que não seja seu, e como é óbvio o que não é nosso não nos pertence, certo?

A curiosidade afinal também pode destruir vidas!

Já conheci pessoas que perderam com a curiosidade de experimentarem apenas uma vez(em vários aspectos, pessoais e profissionais) … E Quando se deram conta que o preço que iriam pagar por terem sido demasiado fracos , ao terem cedido a essa curiosidade,aperceberam se que era tarde demais, e o que outrora poderia ter sido tão bonito, acabou por ser destruído pela fraca capacidade e cobardia de não terem sido firmes, porque independentemente de tudo e de todos nós, nem que tenha sido por uma única vez nas nossas vidas nos tenhamos sentido aliciados com curiosidades nefastas , tivemos sempre a opção de escolha e a capacidade para não o fazer!

Espero que tenham gostado, obrigado!

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s